Taxa de importação do etanol volta a ser aplicada
- Mariana Dias

- 23 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

Na data de ontem (01/02/2023), voltou a ser aplicada a taxação sobre o etanol importado, uma vez que a CAMEX (Câmara de Comércio Exterior) optou por não renovar a prorrogação da isenção do imposto de importação.
De acordo com a Resolução Gecex 353/2022, a tarifa será de 16% até 31 de dezembro de 2023 e, após esta data, 18%.
O retorno da taxa de importação visa proteger o setor produtivo brasileiro, já que a cana-de-açúcar produzida no Brasil tem capacidade para atender o consumo interno de etanol. A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) estima uma produção de etanol no Brasil, na safra 2022/2023, em 31,14 bilhões de litros.
De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Faváro: "Essa desoneração, feita de forma despreparada, prejudicava a indústria nacional de etanol, que é responsável pela geração de empregos, oportunidades e energia limpa e precisa ser valorizada".
Roberto Perosa, segundo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, afirma que não há risco de desabastecimento, nem subida de preço, portanto, a taxação não impactará o consumidor final.
Fonte:









Comentários