Política de preços Petrobrás e o Agronegócio
- Mariana Dias

- 23 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2023

Nesta terça-feira (16), a Petrobrás anunciou sua nova política de preços, abandonando o conceito de paridade de importação. Dessa forma, o consumidor final não sentirá tanto os efeitos da flutuação dos preços de combustível em âmbito internacional, possibilitando que haja redução nos preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha.
A redução no preço do diesel beneficia diretamente o custo da produção agrícola, uma vez que, geralmente, caminhões e máquinas agrícolas utilizam esse combustível, bem como grupos de geradores que mantêm o funcionamento das propriedades rurais.
Em nota, a Petrobrás afirmou que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.
No entanto, é importante lembrar que os preços da Petrobrás são apenas uma parte do preço final dos combustíveis vendidos aos consumidores, uma vez que são acrescidos ainda os impostos e as margens de lucro das distribuidoras e postos.
Sobre este aspecto, o regime de cobrança de ICMS tem impacto direto no valor dos combustíveis, sendo necessário destacar que no dia 06/04 foi publicada no Diário Oficial da União a alíquota única de R$ 1,22 por litro no ICMS da gasolina e do álcool anidro, que passará a viger no dia primeiro de junho.









Comentários